domingo, 26 de agosto de 2012

Mesas inspiradas na obra de Romero Britto

Confraria do Mosaico recebe um novo desafio: restaurar mesas que já possuem um trabalho. Tarefa difícil, mas não impossível.
A cliente Luciane Medina em uma conversa inicial mostra-se bastante flexível quanto a elaboração de novos projetos. Surge então a idéia de trabalhar com a obra de Romero Britto, após a elaboração dos projetos começa o processo de restauro das mesas. A temática escolhida foram os peixes e o fundo do mar.
Confira antes, um pouco da biografia desse maravilhoso artista para entender sua obra.

Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Sua carreira começou aos 18 anos em Pernambuco. Mas desde os 08 começou a se interessar pelas artes plásticas e mostrou seu talento. Usava sucatas e papelões de jornal para exercitar a sua criatividade.Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
É muito influenciado pela estética cubista, tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade.
Atualmente é um dos mais premiados pintores pernambucanos. Britto alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de "arte da cura". Britto acredita que "A arte é muito importante para não ser compartilhada", e esta é uma das razões pelas quais ele criou a fundação Romero Britto, em 2007. É conhecido como artista pop brasileiro radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor. 
Romero Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história , o colorido e a alegria de sua obra. 

Veja agora o processo em detalhes, projetos, restauro e colagem das peças.


Mesa com trabalho anterior.




Retirada das pastilhas para dar início ao novo trabalho.







Processo de restauração ( lixar, colar, pintar) antes do mosaico.


Mesas com as releituras de Romero Britto para mosaicar.










A precisão do corte no detalhe que faz a diferença.


 O projeto auxilia na escolha das cores.







 As peças estão coladas, aguardando o rejunte.








                                       




                                               Conjunto de mesas finalizado.


O peixe representa prosperidade. No ambiente que vive se torna fonte de riqueza purificada.
No Feng Shui atraí SAÚDE e LONGEVIDADE. Em mandarim as palavras peixe e abundância tem o mesmo som, por isso o peixe tornou-se símbolo da fartura. Ter a figura do peixe em casa, como elemento decorativo atraí prosperidade e fortuna para o ambiente.

Projetos Andréa Bongiorni
Execução Andréa Bongiorni e Gessamine Dieguez

2 comentários:

  1. Bahhhhhhhhhhhhhhhhhh....
    O passo-a-passo tornou tudo ainda mais mágico!!!!
    Simplesmente ma-ra-vi-lho-so!!!!
    Parabens, gurias!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Araeci! O processo é longo...coloquei apenas uma mostra para quem não tem noção poder imaginar a transformação...tu falou a palavra certa é MÁGICO mesmo! Esquecemos de tudo....comer, beber... o tempo ocupa um outro espaço é uma sensação indescritível.Fazemos com prazer e alegria talvez essa seja a combinação perfeita!bjssssssssss

    ResponderExcluir